Eu quero hoje apresentar pra você os canais oficiais de informação sobre o novo coronavírus para que você possa se informar com segurança se mantendo longe das fake news e também evitando replicar informações falsas que podem colocar em risco a segurança de outras pessoas. Nesse momento, é bom lembrar, que ficar bem informado e seguir as orientações dos profissionais de saúde é a melhor forma de se cuidar e também das pessoas que te cercam.
1. Checar primeiro Google: se você recebeu uma informação, uma noticia especialmente se for pelas redes sociais você deve checar em primeiro lugar no Google. Copie um trecho da notícia e cole em pesquisar. Se você receber como resposta 3 a 4 portais de notícias confiáveis então a notícia tende a ser verdadeira. Mas para ter certeza, você deve mesmo é pesquisar em sites oficiais como o Ministério da Saúde em: saude.gov.br
2. Checar sites oficiais como:
a. Ministério da Saúde: saude.gov.br
b. Lá tem uma seção exclusiva para as fake news sobre coronavírus: https://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus
3. Acessar o aplicativo: o Ministério da Saúde lançou o app Coronavirus-SUS. Você pode baixar na App Store e Play Store e obter dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e notícias oficiais sobre o coronavírus.
4. Seguir o Instagram da Secretaria de Saúde: basta pesquisar pelo perfil “saudemg”. Todos os dias eles emitem o boletim epidemiológico com os casos confirmados, suspeitos e óbitos no estado.
5. Chat Bot do Ministério da Saúde para tirar dúvidas pelo WhatsApp: através do número: 61-9 9380031. O funcionamento desse canal é através do sistema chat bot, ou seja, você não será atendido por uma pessoa e sim por um robô, que lhe apresentará um menu de opções e você deverá escolher o número correspondente para obter a resposta à sua dúvida. Informações sobre sintomas, tratamento e muito mais estão disponíveis nesse canal.
6. Canal de WhatsApp específico para tratar fake news: 61- 9 92894640. Funciona assim: você envia o texto da mensagem que recebeu e ela será analisada junto às áreas técnicas do Ministério da Saúde e então você receberá de volta uma mensagem com um carimbo que informa se a mensagem é falsa ou não.
7. Disque Saúde: outro canal de atendimento é através do tel 136. Antes de procurar uma unidade de saúde e causar uma superlotação desnecessariamente é possível esclarecer diversas questões sobre a doença por meio do Disque Saúde 136. O serviço é gratuito e disponibilizado pelo Ministério da Saúde 24 horas, todos os dias da semana, para responder perguntas sobre o novo coronavírus e demais assuntos que envolvem a saúde.
8. Unimed atendimento por teleconsulta. Acesse o site unimedbh.com.br, clique em NOVO CORONAVIRUS, clique ACESSE AQUI A CONSULTA ONLINE, e você responderá a algumas perguntas sobre seu estado de saúde. Logo em seguida clique em AGENDAR CONSULTA ONLINE. Mas atenção: pode ser que vc seja encaminhado para atendimento em uma das unidades da rede Unimed. Se não houver necessidade, você será orientado a permanecer no domicílio em isolamento domiciliar e deverá seguir as orientações do médico.
Lembre-se de praticar o distanciamento social que é necessário para o achatamento da curva da pandemia, ou seja, para evitar uma explosão de casos de contaminação e uma sobrecarga dos serviços de saúde. Se sua atividade permitir, colabore ficando em casa.